Stade Louis II

O Stade Louis II é um estádio localizado na cidade de Fontvieille, em Mônaco. Ele serve como um estádio de futebol, que tem como mandante o AS Monaco, bem como realizava anualmente uma partida da Supercopa Europeia, além de servir como pista de atletismo e lançamento de martelo, apesar de sua relativa baixa capacidade em espectadores (18.523).

Capacidade: 18.523
Record de publico: 18.523 pessoas no jogo entre AS Monaco FC x FC Chelsea, em 20 de April de 2004

Construído no início da década de 1980 e inaugurada pelo príncipe Rainier III em 25 de janeiro de 1985, o Estádio Louis II é um enorme complexo que abrange cerca de 30.000 metros quadrados, e é composto por:

  • Estádio ao ar livre
  • Extenso conjunto de instalações e edifícios destinados a actividades desportivas
  • Parque de estacionamento de 4 andares que tem 1.700 vagas
  • Uma série de escritórios ao redor do estádio, que ajudam enormemente com a viabilidade econômica do complexo.

O complexo Stadium tem três combinações principais de concorrente e instalações espectador:

  • Centro Multi-Esportes
  • Centro Aquático
  • Futebol e o estádio de atletismo

O estádio de futebol é único na sua concepção, com cerca de 8,35 metros de altura acima do nível da estrada, na parte superior do parque de estacionamento, totalmente compatível com as normas e regulamentos da UEFA. Ele tem uma capacidade de 18.523. A copa das arquibancadas abriga a instalação de iluminação que foi recentemente remodelado.

No final do período de 2001-2002, uma transformação completa foi realizada. A posição e número de luzes foram recalculados para produzir uma maior uniformidade na iluminação. O número de luzes foi aumentado de 200 para 340, a maioria dos quais são capazes de reiniciar imediatamente no caso de re-estabelecer a corrente após um corte de energia.

Duas configurações diferentes foram projetados – uma para o atletismo, com 310 luzes, e outro para o futebol, com cerca de 200 luzes.

Essas melhorias permitiram mover a iluminação horizontal de 1.030 a 2.200 lux, ea iluminação vertical 1.010 a 1.800 lux para o futebol e para o atletismo. Os mais recentes regulamentos da UEFA e da FFF recomendar uma iluminação média horizontal e vertical de 1.400 lux.

Dois telões foram disponibilizados desde julho de 2008 para obter informações e replays de ação. Prático e estético, eles são uma vantagem real para os frequentadores no Estádio Louis II. Além dos clássicos (publicidade, informação clube, relógio, folhas de equipe, etc), eles também permitem a exibição de replays em câmera lenta da ação em campo.

O AS Monaco FC Academy também faz parte do complexo. Este contém quartos individuais, um restaurante e instalações associadas para os jovens jogadores de futebol de aprendiz.

Detalhes Técnicos:

Campo: 105m x 68m
Capacidade: 18.523 lugares
Seção de imprensa: 102 lugares
Seção de mídia: 23 posições comentarista (3 padrão de concorrência assento)
Foto laboratório: 7 salas escuras totalmente equipada com água, luz e telefone soquetes
Sala de conferências: 80 lugares.